O QUE FOI A REFORMA PROTESTANTE E QUAL A SUA RELEVÂNCIA HOJE? (Parte 4/4)

A RELEVÂNCIA DA REFORMA PROTESTANTE PARA NOSSOS DIAS

O estudo da Reforma Protestante nos edifica, traz informações importantíssimas sobre nossa história, fortalece nosso zelo pela unidade e pureza da igreja, encoraja-nos a sermos fiéis mesmo diante das dificuldades e cria um senso de pertencimento pois a história da Reforma é a nossa história.  Além disso, há muitos detalhes curiosos e até engraçados na vida de Lutero, Calvino, Zuínglio, Martin Bucer, Menos Simons e tantos outros.

Mas o mais importante no estudo da Reforma é lembrarmos dos nossos fundamentos. Como já dissemos, o termo “reforma” pressupõe uma “deforma”. A Igreja foi estabelecida por Cristo e edificada pelos apóstolos. Porém, ela é composta de pecadores como eu e você, e é constantemente atacada pelo mundo, e o diabo. Cabe a nós, sempre olharmos para a Bíblia para verificar se não estamos sofrendo alguma “deformidade” e se preciso voltarmos ao caminho das Escrituras.

Podemos resumir esses fundamentos da fé em cinco afirmações que ficaram conhecidas como “Os Cinco Solas”. “Sola” é uma expressão latina que significa “somente”. Esses cinco fundamentos são: 

  • Somente as Escrituras têm autoridade sobre a Igreja
  • Somente Cristo é o mediador entre Deus e os homens
  • Somente a fé salva o pecador
  • Somente a graça justifica o pecador
  • Somente Deus é digno de glória

Todas as outras religiões e seitas vão deturpar um desses pontos diretamente e consequentemente todos os outros. Começam colocando alguma fonte de autoridade em pé de igualdade ou acima da Bíblia, às vezes um livro, outras vezes os ensinos de seu fundador, alguns exemplos são: Tradição, autoridade papal, apóstolos modernos, revista Sentinela, o livro dos Mórmons, as revelações de uma profetisa, e o Corão), tendo outra fonte de autoridade o próximo passo é adicionar obras à justificação (sacramentos, confissão ao padre, indulgências, guarda do sábado, dietas alimentares, peregrinações ao oriente médio, circuncisão, obras sociais, e uma criativa lista de proibições.), consequentemente, as palavras e obra de Cristo deixam de ser suficiente e outros nomes são colocados para serem seguidos e admirados juntamente com ele (santos, Maria, Maomé, Budas, Ellen White, Charles Russel, Joseph Smith, Louis Francescon, Allan Kardec ou algum anjo). E por fim, quando os ensinos desses fundadores ou pregadores ganham status de obrigatoriedade, a glória deixa de ser exclusivamente de Deus.

Toda religião precisa responder como o homem consegue se apresentar justo diante de Deus, e tirando a fé evangélica, a genuína fé cristã, todas responderão com base nas obras. Mas o cristianismo responde em Efésios 2.8-10: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. Pois fomos feitos por ele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, previamente preparadas por Deus para que andássemos nelas”. Ou seja, as obras não causam a salvação, mas derivam dela. Somos salvos por outro, por Cristo, e agora que somos salvos praticamos boas obras ao próximo.

Nos capítulos 1 e 2 de Gálatas temos dois relatos importantíssimos. O primeiro é a surpresa de Paulo pelo fato daquela igreja ter se deformado tão depressa. Paulo ensina que até mesmo se um anjo pregasse outro evangelho eles deveriam amaldiçoar e não acreditar. O segundo relato é uma experiência em que Paulo teve que repreender Pedro por estar novamente se submetendo às práticas da Lei de Moisés, Paulo utiliza isso para lembrar os gálatas de que a justiça do homem não é alcançada pelo cumprimento da Lei, mas pela fé em Cristo. E se o apostolo Pedro, Barnabé e tantos outros “deslizaram” neste assunto, tenha certeza de que nós também podemos se não vigiarmos nossa doutrina constantemente. A igreja da Reforma está sempre se reformando segundo a Palavra de Deus.

Lembrar dos nossos fundamentos nos ajuda na evangelização, ensino e na apologética, e o mais importante, nos liberta do orgulho de achar que merecemos algo e do desespero ao achar que a tarefa de justificação cabe a nós e não a Cristo. O evangelho não veio para trazer desespero ou orgulho, mas veio para trazer libertação, paz e gratidão. Louvado seja Deus, que através da graça nos salvou em Cristo Jesus. E que nossa fé seja constantemente fortalecida através das Escrituras.


SUGESTÃO DE MÚSICA


HINO DA REFORMA

Letra: Bob Kauflin e Chris Anderson

Tradução: Fabiano Medeiros Silveira e Diego Venâncio


Só na Bíblia confiar, nela o seu querer buscar.

Podem tradições ruir, sua Verdade vai seguir.

Só por fé eu viverei, pelos méritos do Rei.

Eu só conto com Jesus, que morreu por mim na cruz.

 

Só a Deus, só a Deus a glória dá

sua igreja que remiu e adotou!

Libertou-nos e nos guarda ’té chegar ao lar!

Só a Deus, só a Deus a glória dou!

 

Só por graça nos salvou — o alto preço ali pagou;

nenhum feito que alcançar pode me regenerar.

Só em Cristo sempre estar, firme Pedra Angular.

Reis, demônios vão bradar; ele sempre vai reinar.

André Félix Augusto
Professor de Teologia Sistemática